O Airsoft inicialmente surgiu na Ásia, mais precisamente no Japão. Lá, o controle de armas é muito rigoroso. Isso se dá pelo passado de guerra, principalmente pela segunda guerra mundial. Sendo assim, eles não possuíam contato, nem mercado e nem permissão para ter armas.
Um grupo de pessoas amantes de armas e de tiro esportivo, em 1970 no Japão, criou o conceito do jogo. Elas criaram também as armas, porém a fabricação em larga escala foi feita por uma indústria japonesa chamada Tokyo Marui. Você possivelmente deve conhecer, pois, eles fabricam armas para Airsoft até a data de hoje!
A modalidade inicialmente era voltada para tiro ao alvo. Conforme o tempo passou, ganhou as formas de combate e simulação, junto com fãs e praticantes pelo mundo todo. O Airsoft se espalhou rapidamente pelo oriente, em países como China, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas e entre outros.
Estes países são inclusive os maiores fabricantes e exportadores de armas e Airsoft, e, atualmente, a Copa do Mundo de Airsoft ocorre em Taiwan.
No Brasil, a modalidade demorou um pouco a chegar. Pousou por aqui no início dos anos 2000 e começou a ganhar fama aproximadamente em 2003.
Devido ao preconceito embutido no uso de armas, réplicas de armas de fogo famosas, o Airsoft como esporte demorou um pouco a ser reconhecido. A portaria que regulamenta e regulariza veio apenas em dezembro de 2007.
Hoje em dia, é uma modalidade bem reconhecida e com fãs pelo mundo todo, tanto oriente quanto ocidente. Porém, ainda temos um grande caminho para divulgar e abrir a mente das pessoas ao nosso esporte tão adorado.
.
Regulamentação do Airsoft no Brasil
MINISTERIO DA DEFESA
EXERCITO BRASILEIRO
DEPARTAMENTO LOGISTICO
(D Log / 2000)
PORTARIA N° 006 - D LOG, DE -29 DE NOVEMBRO DE
Regulamenta o art. 26 da Lei n° 10.826/03,
sobreréplicas e simulacros de arma de fogo
e armas de pressão, e dá outras providências.
O CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGISTICO, no uso das atribuições constantes do incisoIX do art. 11 do Capitulo IV da Portaria nº 201 , de 2 de maio de 2001 - Regulamento do DepartamentoLogístico (R-128), e por proposta da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), resolve:
Art. 12 Aprovar as normas reguladoras da fabricação, venda, comercialização, importação de réplicas esimulacros de arma de fogo e armas de pressão.
Art. 2° Revogar a ITA n° 13/96, a ITA n° 19/99 e art. 17 e 18 da Portaria 036-DMB de
09/12/99.
Art. 3° Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.