Existem diversos tipos de armas para Airsoft que, apesar do realismo e da semelhança com armas de fogo de verdade, precisam de configurações específicas. Os principais tipos de armas são as elétricas, as de gás e as armas com molas. Vamos entender mais sobre elas.
Armas elétricas (AEG)
Os modelos de armas elétricas são as mais comuns no mercado e dependem de uma bateria elétrica para funcionar. Considerada a arma padrão dos jogadores de Airsoft, ela pode ser automática ou semiautomática. O acionamento das balas ocorre por meio de um sistema eletromecânico, ou seja, a energia da bateria gira as engrenagens e comprime a mola para realizar o disparo.
O principal modelo de arma elétrica é o rifle, que se assemelha às armas do exército e ainda tem o melhor custo-benefício. Ademais, é muito versátil, pois pode ser utilizado tanto em ambientes CQB como em campos abertos.
Também muito utilizada pelos jogadores, a pistola elétrica é uma opção que traz firmeza e praticidade. Por ser compacta, ela leva vantagem sobre o rifle em curtas distâncias e em ambientes muito fechados, como o CQB, além disso, tem baixo custo de manutenção.
Armas a gás (GBB)
As armas com propulsão a gás funcionam principalmente à base de CO2 (dióxido de carbono) e, por terem um acionamento bem responsivo e recuo similar a uma arma de fogo, é o tipo de arma que apresenta o maior realismo. A arma a gás não precisa ser recarregada na tomada, como as elétricas, mas o gás precisa ser reabastecido em uma câmara específica.Duas das principais armas a gás são os rifles e as pistolas. Os rifles têm maior realidade em relação às armas elétricas, no entanto, demandam mais manutenção, o que eleva os seus custos.
Já as pistolas têm um sistema de ação dupla, ou seja, quando um tiro é disparado, a câmara de gás se enche para que o segundo tiro seja dado. É um tipo de arma prática e leve. As pistolas a gás são comumente utilizadas para treinamento de precisão, recarregamento e postura para as armas de fogo, pois são muito similares às reais e o custo da munição é muito menor.
Armas de molas (Spring)
Nas armas de mola ou “Spring”, o mecanismo de disparo é a energia elástica. Apesar de ser uma arma de disparo moderado, o fato de ter que armá-la após cada tiro a torna lenta e fraca em relação às demais. Isso geralmente é feito puxando o slide para trás, comprimindo assim a mola e travando o pistão.
Os tipos mais comuns de armas com acionamento a partir de molas são as carabinas, como as snipers. Porém, elas têm molas e cilindros maiores, o que garante uma força maior até que a dos rifles. Por serem mais estáticas, são mais utilizadas por operadores que ocupam o papel de atiradores de elite nas equipes ou jogos. Já as pistolas Spring, apesar de muito utilizadas, são mais comuns para jogos de tiro ao alvo.